[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu notei que tem alguns brasileiros e uns portugueses chegando aqui no orbiter, se quiser dizer que está aqui dá só um oi, se precisar de ajuda vamos falar aqui também, pra facilitar... Primeira vez que falo em português no Forum!!!!:tiphat:
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Claro! A comunidade falante do português! É até um alívio falar português depois de anos só falando inglês!
 

diogom

Well-known member
Joined
Aug 2, 2010
Messages
1,370
Reaction score
413
Points
98
:lol:
Faz algum tempo que não falava português aqui! :cheers:
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Ótimo! Então eu aproveito para falar um pouco do addon VLS-1 + Base de Alcântara.
Ainda está MUITO longe sequer de uma versão de teste, mas neste momento a modelação da TMI (Torre móvel de integração) está completa, bem como o VLS e o VS-40.
A carga SARA está incompleta, faltando o paraquedas. Também falta modelar a plataforma de onde o VS-40 é lançado.

A principal dificuldade para já está no piloto automático. Eu tenho os dados do perfil de voo previsto para o VLS-1, mas ainda não consegui transformar esses valores em algo que funcione.
É possível que, tratando-se de um projeto militar os valores públicos não correspondam aos reais, e por isso mesmo não funcionem :) ! Por exemplo, a planta em corte e à escala da TMI que tenho tem alguns elementos invertidos esquerda / direita....

Assim que terminar a modelação definitiva dou mais notícias.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Perfeito! Infelizmente o VLS-1 terminou em uma tragédia... Alguém sabe se o programa do VLS foi cancelado, ou somente foi pausado?
 

ggrof

Member
Joined
Mar 5, 2011
Messages
93
Reaction score
0
Points
6
Location
São Paulo
Pelo que sei foi cancelado. Até porque os cientistas brasileiros mais importantes para o programa espacial morreram na ocasião.

---------- Post added at 02:13 AM ---------- Previous post was at 02:04 AM ----------

Falando no VLS, há uma versão no Orbithangar que infelizmente é incompatível com a versão 2006 e 2010. Na verdade é até possível fazê-lo funcionar, mas acontecem muitos bugs.
Podíamos, a exemplo do pessoal da Italia, criar um programa espacial fictício Luso-Brasileiro hehe
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
E eu ja estou desenvolvendo o Cygnus e os outros "irmãos" dele... Tenho também ideias para um foguete chamado Ganymede e uma cápsula chamada Andromeda, além de um plano para uma estação espacial. Em algum tempo esses projetos irão ser postados... Alguém mais tem ideias para esse projeto?
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
O VLS não morreu! Longe disso! Neste blog encontram a informação mais atualizada: http://brazilianspace.blogspot.com/

O que se passa é que o financiamento é pequeno e as questões de segurança são grandes. Portanto os progressos são lentos. Mas neste momento a plataforma de lançamento está pronta e os motores estão em teste através do foguete VS-40.

Aqui está o teste de um dos foguetes:

E aqui o ensaio de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio do VLS:


O VLS irá lançar o SARA, uma pequena nave de teste muito interessante:
http://brazilianspace.blogspot.com/2011/11/iae-realiza-qualificacao-estrutural-do.html


O meu addon vai recriar precisamente a situação atual e não a versão do VLS que não funcionou. Esperemos que tudo continue a correr pelo melhor no mundo real. É importante que o acesso ao espaço não fique limitado a apenas alguns países.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Países que tem capacidade de lançar coisas ao espaço: EUA (óbvio!), Rússia, China, Japão, ESA (não sei qual país é o que constrói o foguete, acho que é a França...) e Irã.
Tem uns países que ainda precisam: Canadá (eles tem tantas coisas no espaço e nunca decolaram por eles mesmos?) e Brasil.

---------- Post added at 11:06 AM ---------- Previous post was at 10:59 AM ----------

http://www.engesat.com.br/pub/fckeditor/Image/amostras_ikonos/alcantara2001.jpg
http://xpda.com/junkmail/junk151/alcantara.jpeg
Achei essas fotos de satélite usando imagens google, e nenhuma delas eram de fontes como Google Earth, todas foram tiradas por satélites independentes, então acho que podemos usá-las sem ter problemas com direitos autorais...
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
Me ajudem por favor!

No orbiter só sei controlar espaçonaves e adicionar novas, mas quero fazer minhas próprias espaçonaves, bases, módulos, etc.
Mas tem um problema, não sei qual programas usar. :idk:
SE alguém souber e puder me ajudar eu agradeço e depois que eu aprender a fazer um modelo, mando outra pergunta uma delas é como editar uma base que já baixei de outro site para fazer a parte interna dela e deixá-la pressurizada para que os "UMMUs" possam entrar sem os trajes espaciais.
Desde já OBRIGADO!
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Pra modelagem, os iniciantes usam Anim8or, porque ele é gratuito e simples. Tem conversores que mudam um arquivo que pode ser criado com ele, no formato .3ds, para o formato .msh do Orbiter. Depois com o tempo escolha um modelador mais profissional, no meu caso eu uso 3ds max. Texturas também é mais complicado, mas tem muitos conversores pela internet que convertem imagens comuns para imagens ".dds". Para criar bases pressurizadas também é simples, mas primeiro tente fazer seu próprio modelo usando o Anim8or, depois nos contate caso precisar de ajuda...
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
...ESA (não sei qual país é o que constrói o foguete, acho que é a França...)

Sim, os foguetes Ariane são franceses.


... então acho que podemos usá-las sem ter problemas com direitos autorais...

Tens um bom mapa online (e recente) no Yahoo Maps:
http://maps.yahoo.com/#q=65250+Alcâ...17&lon=-44.36661243438721&zoom=16&mvt=h&trf=0

Quanto aos outros, tem direitos. A não ser que querias ver escrito nos próprios tiles do Orbiter algo como "Satellite image by GeoEye". As condições de uso estão aqui: http://geoeye.mediaroom.com/index.php?s=59

É claro que não me parece que alguém nos vá criar problemas... mas no atual ambiente de perseguição a tudo o que pirataria online (ou suspeitas da mesma) e leis como a SOPA não vale a pena correr o risco.

Para já, a base de Alcântara está com este aspeto:

12_02_09_23_38_47_VLS_1.jpg

12_02_09_23_39_50_VLS_1.jpg


Vou detalhar mais as vias de acesso mas o aspeto geral será esse.
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Você poderia tentar usar uma textura genérica para criar uma grama, assim teria realismo maior. E a coisa que mais tem na internet são texturas do tipo, tente procurar uma textura em alta resolução e criar cópias, girando elas para não ficar uma textura repetitiva... Isso iria solucionar o problema dos tiles.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Exato. Eu tenho essas texturas. Para além da relva (em PT-PT, em PT-BR é grama :lol: ) também vou detalhar e texturar as vias de acesso às plataformas. Desse modo teremos tiles detalhados e com pormenores corretos. Só falta é tempo...

Na base de Alcântara está em construção uma outra plataforma de lançamento para os foguetes Cyclone (cooperação com a Ucrânia). Não a vou modelar, porque não tenho grande interesse nesse foguete.

Para norte, estão ainda previstas outras áreas de expansão. Podemos perfeitamente utilizar essas áreas e criar ai uma plataforma para futuros foguetes (por exemplo para lançar o Cygnus). A sul existe o Aeroporto militar de Alcântara onde o Shuttle poderia aterrar (aterrizar em PT-BR :lol: )
 

ggrof

Member
Joined
Mar 5, 2011
Messages
93
Reaction score
0
Points
6
Location
São Paulo
Muito bom saber que o VLS continua vivo! Desculpem-me pela minha falta de informação...

Vocês poderiam me dar algum exemplo de add-on feito com anim8or? Eu tenho um grande interesse em montar um módulo de aterrisagem para missões tripuladas para Titan, embora nos últimos tempos eu tenha quebrado a cabeça com uma arquitetura de lançamento para montar uma estação espacial em Vênus com configurações realistas.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
O Cygnus é um Ônibus Espacial (Vaivém Espacial) que vai decolar de avião. Assim apenas uma aeroporto maior já basta, além de talvez uns hangares para colocar todos os outros "irmãos" do Cygnus...

---------- Post added at 12:05 PM ---------- Previous post was at 12:05 PM ----------

E eu não conheco algum addon feito com Anim8or, mas pela foto do T. Neo, ele também usa Anim8or...
 

Moach

Crazy dude with a rocket
Addon Developer
Joined
Aug 6, 2008
Messages
1,581
Reaction score
62
Points
63
Location
Vancouver, BC
tambem é possivel conseguir o 3dsMax de graça, se vc for estudante...

eu fiz meu cadastro pra um "educational license" como aluno curso de Games da Anhembi Morumbi - e pude baixar sem custo nenhum - é uma alternativa bem legal pra quem pretende usar em casa pra hobby e esse tipo de coisa :rolleyes:


q coisa engraçada, não eh sempre que se ve gente falando PT por aqui :lol: :cheers:
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Ei, você sabe como eu posso aumentar o brilho das coisas no 3dsmax sem aumentar o specular? As texturas do Cygnus estão ficando muito "escuras" quando eu converto elas e exporto para o arquivo ".msh". Eu estou usando um conversor que inverte diretamente do 3ds max para o Orbiter.
 

ggrof

Member
Joined
Mar 5, 2011
Messages
93
Reaction score
0
Points
6
Location
São Paulo
Nossa, desculpem pela minha falta de informação!! Que bom que o VLS ainda continua nos nossos planos.

Fazer os meshes é legal e depois de um tempo vc pega o jeito. Mas e o config, Os dados técnicos, guidance, etc? Onde eu terei referência

Pergunta 3: há quanto tempo vcs "jogam" Orbiter?
 
Top