[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Assim que puder vou testar e darei feedback :thumbup: !

---------- Post added 15th Nov 2012 at 10:06 ---------- Previous post was 14th Nov 2012 at 10:24 ----------

Ora bem, testei e não encontrei qualquer problema. A separação ocorreu sem contacto, as chamas estão nos locais corretos.

Otimo trabalho! :thumbup:
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Faltam apenas os detalhes já citados e fazer uma guiagem automática, assim teremos a versão fictícia (sem plataforma) pronta.

O código desse módulo vai servir de base pros foguetes da família Cruzeiro do Sul.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Existem alguns relatórios relativamente aos voos e testes do VLS.
Mas quando tentei utilizar os valores listados reparei que existiam contradições. Penso que os dados concretos não serão públicos. Influências dos militares certamente.
Pelo menos em Portugal os "detalhes operacionais" nunca são divulgados por razões de segurança. No Brasil a mentalidade deve ser a mesma.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Mas onde está o foguete? Como é que a sonda é lançada :hmm: ?

Muito interessante utilizarem uma sonda Russa como base de trabalho. Provavelmente porque a infraestrutura de telecomunicações com a sonda será a Russa...
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
(Gringo = estrangeiro em geral? ou apenas americano ? )

Penso que o foguete, a estrutura básica da sonda (painéis solares + comunicações + computador) e as antenas de comunicação só poderão ser russas.

Enfim, é um projeto interessante e que se pode desenvolver para o Orbiter. Mais uma vez será algo que precisa de alguma programação mas nada de extraordinário. Dava um bela missão para os foguetes do Cruzeiro do Sul, se assumirmos alguma "liberdade artística" no planeamento da missão.
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Gringo = estrangeiro

Americanos = ianques

Quanto ao addon, acharia uma boa. Se for lançado, podemos até modificar até lá pra ficar mais real.

Também é possível fazer os asteróides da missão.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Que engraçado!
Por aqui temos a expressão "cámóne" (de "come on") para estrangeiro, normalmente turista :lol:.

Agrada-me a ideia de fazer os asteroides... Como sempre, muitas ideias e tão pouco tempo!

Para referência futura, aqui vai uma imagem do asteroide e o link para a Wikipedia.

2001sn263.feb12+13.p5.collage.gif


http://en.wikipedia.org/wiki/(153591)_2001_SN263

Já agora, existem mais missões propostas a este asteroide:
http://multimedia.seti.org/PhD2011/...r Session/PhD2-2011-Jones-Poster-[11-003].pdf

Muitíssimo interessante!
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
http://youtu.be/h0Me-49YoI8

Vídeo interessante do lançamento de um foguete VS-30 a partir do CLA. A estrutura de lançamento é a mesma do VS40.


Entretanto, já há mais pormenores sobre as futuras missões VS-40 e SHEFEX:
http://brazilianspace.blogspot.pt/2012/12/o-sucesso-do-vs-40m-e-o-atual-grande.html

Eu acho este tipo de pequenas missões muito interessantes para o Orbiter. Tendo em conta que já temos uma base em Cabo Verde feita, só nos faltam o(s) SHEFEX(s) em sí. No fundo, seria a evolução natural do SARA.

E aqui finalmente fotos com boa definição do CLA:
http://brazilianspace.blogspot.pt/2012/12/alcantara-pronta-para-lancar-o-vls.html


Eu agora estou com outros projetos, mas mais tarde ou mais cedo vou voltar ao PEB. :)
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Sobre o PEL (lusófono, não brasileiro), estou criando mais foguetes. Voltei a me interessar pelo simulador com as novas versões beta. Tenho muitos planos, provavelmente não farei todos, mas quero tentar criar no mínimo uns 3 veículos de lançamento, e algumas espaçonaves genéricas.

Agora um assunto meio fora do tópico: ESTÁ MUITO QUENTE NO BRASIL! :dry: A sensação térmica da minha cidade alcançou mais de 40 ºC. Na Europa está muito frio?
 
Last edited:

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Aqui no Rio Grande do Sul já está mais frio. Chegou uma frente fria com bastante chuva. Mas os últimos dois dias foram INSALUBRES, com sensação térmica de até 52ºC em Pelotas.

Felipi: os foguetes que vc está criando são os do projeto da AEB ou fictícios?
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Aqui em Brusque, SC, choveu também. A temperatura baixou, finalmente!

Fictícios. São do programa PEL (Programa Espacial Lusófono), do qual fazia parte o ônibus espacial Cygnus (que ainda está salvo em meu computador, e pretendo usar o modelo antigo, aprimorar minhas abilidades e criar um modelo mais simples, mas sem deixar detalhes para trás.
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Estarei um pouco mais livre nos próximos dias. Vou ver se consigo dar continuidade aos projetos.

Estive pensando noutra coisa: alguém sabe se existe algo [ame="http://www.orbithangar.com/searchid.php?ID=4572"]assim[/ame] pro Shuttle Fleet? Se não existir, vou fazer algo do tipo, é bem fácil de codificar...Seria interessante fazer missões com a SF e a ISS do Thorton/Donamy usando UCGO.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Bem vindo de volta :hello:!

Eu estou com o projeto das bases default do Orbiter. Em principio, assim que o terminar, vou fazer um GRANDE upgrade do CLA. Tenho novas texturas da superfície e boas fotos de referencia.

Depois logo vejo o que apetece. Talvez o SHEFEX, uma vez que já temos o VS40. Também havia a tal missão aos asteroides + foguetes Cruzeiro do Sul.

Mas também seria interessante voltar à ideia do PEL e dos aviões espaciais (Cygnus?).


_______________


Quanto ao Shuttle Fleet... eu nunca usei muito! Penso que existem alguns payloads próprios, mas não UCGO.
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
O Cygnus tem que ser recriado do zero. Quero deixar bem simples, o meu erro foi incrementar muito o modelo, e acabei me perdendo. O mais dificil SEMPRE é a parte frontal, muitas formas difíceis e as janelas... Mas tenho vontade de terminar o Cygnus e o veiculo de lançamento dele o mais cedo possível.
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
http://www.aeb.gov.br/wp-content/uploads/2013/01/PNAE-Portugues.pdf

Versão atual do programa espacial Brasileiro (PROGRAMA NACIONAL DE ATIVIDADES ESPACIAIS 2012 - 2021)

Vale a pena ver. Tem as especificações tecnicas acompanhadas dos esquemas dos foguetes e dos satélites. São bastante detalhados. Por exemplo o VLM aparece representado com pequenos estabilizadores traseiros, coisa que até aqui não acontecia. Quanto voltar a pegar no add-on do PEB, já tenho material !
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Muito legal!

De boas ideias e gente capacitada o país está cheio, pena que não liberam verba...

Estive pensando na plataforma do VS-40. Bem, primeiro eu teria que aprender a fazer um launchpad decente (vou olhar o código fonte de outros addons), praí depois quebrar a cabeça em como fazer uma plataforma giratória. Existe algum outro addon com isso? (eu poderia estudar o código, se estiver aberto).
 
Top