[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Amigos, voltei a trabalhar o CLA. O nivel de detalhe desta versão será bastante elevado :)

tmiexport2.jpg
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Por aqui, o paraquedas do SARA está melhor programado. Já é capaz de fazer splashdown a 10 m/s, mas ainda preciso mexer em outras coisas.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Neste momento o CLA está com este aspeto:


tmiexport5.jpg

tmiexport3.jpg

tmiexport2.jpg


O próximo passo é adicionar vegetação. Não é fácil, mas é essencial para dar realismo!

Na versão anterior do add-on do programa espacial brasileiro eram adicionadas duas bases (uma para a base de lançamento e outra para a pista).

Na nova versão vou tentar usar apenas a base de Alcântara que prepararei para o meu add-on de bases default, conjugada com estas meshs.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Em principio não, porque é modelação lowpoly. As texturas dão uma sensação de muito detalhe, mas a geometria continua bastante básica. Por exemplo, a estrutura metálica das torres é texturada, não são polígonos individuais ;-)
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Bom, a exportação das torres com texturas estava dar problemas, pelo que decidi voltar atras e modelar com detalhe geométrico!

Em termos de performance, não noto problemas.

Fica aqui uma imagem dos meus testes ao novo CLA já no Orbiter. Estou a usar o cliente DirectX9.
130303194304vls1.jpg



Envio também uma teste do VS40 com normal maps. Fica extermamente realista!
130303200828vs4003.jpg
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Só para partilhar os últimos avanços relativos ao modelo do VLS.

vls3.jpg


Refiz as texturas do primeiro estágio e para os superiores estou a usar as do VS40.
Está muito bem encaminhado e acompanha bem o novo CLA.

vls1.jpg



O próximo passo será detalhar os estágios superiores e coifa do VLS para depois voltar ao SARA.
Isto se entretanto não começar outros projetos :hmm: como já aconteceu (ainda tenho aqui umas bases para acabar...)
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Estou a seguir as fotos de referencia do "renovado". (http://www.aeb.gov.br/wp-content/uploads/2012/12/Revista-EB.pdf)E há diferenças, nomeadamente ao nivel do suporte dos foguetes do primeiro estágio. Mantive o esquema de pintura azul celeste. Penso que a pintura branca das fotos significa que é apenas um mockup para testes estáticos.

Este "novo" VLS parece-me muito mais robusto. Sinceramente penso que tem uma boa probabilidade de funcionar na realidade. :thumbup:
Como sabem o VLS faz parte da minha juventude. Era presença regular na revista "Super-Interessante" que eu costumava ler. No início dos anos 90 não existia versão portuguesa, por isso era vendida cá a brasileira :).


O próprio CLA também está diferente. Agora existe o que me parece ser uma Gaiola de Faraday. Nota-se nas fotos como uma especie de uma rede montada entre as torres laterais à plataforma de lançamento. Faz sentido para evitar descargas eletricas.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Amigos, podem ver aqui a nova versão do VLS, já a funcionar no Orbiter. Ainda faltam os normalmaps, que fazem a diferença em termos de realismo.
Relativamente à versão anterior está muitissimo melhor :thumbup:

http://orbiterspaceport.blogspot.pt/2013/03/final-model-of-vls-rocket.html


O CLA não tem evoluido mais em termos de modelação. Tenho que arranjar uma boa solução para a vegetação... É essencial, basta olhar para as fotos para ver isso.:hmm:
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Só para dizer que a nova mesh do VLS-1 já esta terminada.
Consegui corrigir o piloto automático de modo a obter a rotação do último estagio! Agora sim, todas as fases do voo estão simuladas!

Já comecei a parametrizar o VLS-Alfa, com alguns dados que foram tornados públicos relativamente ao motor de combustível liquido. :thumbup:

Gostava de preparar um release e de incluir o VS-40 + SARA (suborbital e orbital)...

sorindafabico, há hipótese de uma beta para os tempos mais próximos (mas sem pressa, ainda vou voltar ao CLA)?
A última que testei estava no bom caminho :cheers:
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Estou quebrando a cabeça para programar o paraquedas do SARA (e com pouco tempo, comecei minha segunda graduação semana passada). Não garanto nada, mas posso tentar resolver a questão.

Com o paraquedas configurado decentemente eu acho que dá pra lançar em beta.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Entretanto, o CLA vai andando. Já tenho uma solução razoavel para a vegetação. Espero que fique bem no Orbiter depois de exportar a mesh:

tmiexport7.jpg

tmiexport7b.jpg

tmiexport7c.jpg


Acho que as arvores estão muito densas...
Já andei a pesquisar na Wikipedia sobre o "Cerrado" a olhar para fotos, mas mesmo assim para mim não é facil ter a noção da vegetação da zona.
É que eu só conheço vegetação da Europa e do Mediterrâneo! :)
 
Last edited:

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Tá ficando excelente!

Não sei se o cerrado é o tipo de vegetação mais apropriado - o CLA fica no litoral, onde o cerrado não é presente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetação_do_Brasil

[ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_dos_Cocais"]Mata dos cocais – Wikipédia, a enciclopédia livre[/ame] - formação típica do estado do Maranhão, mas não sei se abrange a área do CLA.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Obrigado pela informação! A minha formação académica é mesmo Geografia, por isso gosto sempre de aprender sobre estes assuntos.:thumbup:

Entretanto a exportação do CLA para o Orbiter está a correr bem. Mas ainda há pormenores a corrigir....
130325235759vls1.jpg
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Voltei! Tive problemas com o HD, mas vou resolver logo. Está incrível 4throck! A vegetação de lá deve lembrar um pouco a Amazônia, já que o Maranhão está incluído na Amazônia legal. Deve ser bem semelhante à vegetação da Mata Atlântica que cerca a minha cidade. As texturas da vegetação parecem corretas, apesar da confusão...
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Optei por deixar as árvores como estão, e apenas ajustar as cores e transparência para integrar com os tiles de terreno por defeito. Está quase :thumbup:
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Amigos, partilho com vocês a primeira Beta do "Brazilian Space Program" v2

Tem as novas meshs e texturas (que já conhecem) e a guiagem melhorada com o rolamento do ultimo estágio do VLS / VLM. No entanto as orbitas conseguidas não estão muito perfeitas. Ainda vou tentar ajustar isso.
O VLS-Alfa ainda está muito "crú" para poder ser incluido...

http://www.4shared.com/rar/KLs--cI7/Brazilian_Space_Program2.html

Ao contrário da primeira versão, esta não acrescenta uma nova base de Alcântara para além da default do Orbiter. Devem ser apagadas todas as outras (alcantara_cla e base_de_alcantara).
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
sorindafabico, estive a aprender a programar em LUA e consegui avançar bastante no "meu" VS-40 com base em multistage. Não que o seu não seja bom, mas achei por bem aprender a fazer por mim. :)

O codigo que escrevi imprime rotação ao foguete, proporcional à pressão dinâmica do ar. É uma rotação ligeira mas corresponde à realidade (à falta de valores exatos).

Também faz outra coisa muito importante, que é inclinar e subir o foguete, para que seja lançado a ~88º e fique "montado" na torre de lançamento!

Aqui vai o codigo (com algumas linhas redundantes).
Code:
v1 = vessel.get_interface('VS-40')
v2 = vessel.get_interface('Torre_VS40')
hv = oapi.get_objhandle('VS-40')
hp = oapi.get_objhandle('Torre_VS40')

v1:set_adcmode(0)
mode=RCSMODE.OFF 
v1:set_rcsmode(mode)

 pt1,pt2,pt3 = v1:get_touchdownpoints()



note = oapi.create_annotation()
note:set_pos (0.3,0.05,0.9,0.95)
note:set_colour ({r=1,g=1,b=1})

note2 = oapi.create_annotation()
note2:set_pos (0.1,0.5,0.2,1)
note2:set_colour ({r=1,g=1,b=1})


pt1.z=-18
v1:set_touchdownpoints(pt1,pt2,pt3)
pt1,pt2,pt3 = v1:get_touchdownpoints()


i = 1
while i  <= 5 do

av = v1:get_angvel()
p = v1:get_dynpressure()
pav=p/100000*.01
b= vec.set(0.0,0.0,pav)
av=vec.add(av,b)
v1:set_angvel(av)

--note2:set_text (p )
proc.wait_sysdt(.01)
end


O codigo em LUA é muito potente, pois pode ser corrido sobre qualquer nave! Não testei com o seu VS-40, mas deve funcionar sem qualquer problema.

Assim que possivel, partilho aqui o ZIP completo.
 
Top