[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Dá pra colocar no pacote!

Pena que ando totalmente sem tempo pra sentar e mexer no código. Falando nisso, são duas da manhã e eu to com conteúdo de Cálculo atrasado pra estudar =p
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
[ame="http://www.orbithangar.com/searchid.php?ID=6079"]http://www.orbithangar.com/searchid.php?ID=6079[/ame]

:thumbup:

Achei que era melhor fazer um release com o que tenho. O meu SARA não está grande coisa mas é funcional.
Assim que existir um melhor (sorindafabico ;)), faz-se outro release ou um add-on específico.
Caso contrário ficariamos sempre à espera uns dos outros, sem partilhar o que já está feito. :thumbup:
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Esse post é só pra elogiar o trabalho que o 4throck está fazendo em vários addons, das bases melhoradas ao recente cockpit do Zvezda: estão excelentes.

É uma pena que eu esteja sem tempo pra colaborar, quem sabe nas férias de verão...
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Obrigado :thumbup:

Tenho estado a acabar todos os projetos em curso, para poder passar para coisas novas.
Talvez alguma programação custom .dll, mas para já vou insistir nos scripts LUA.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Amigos, exatamente o que é que se está a passar no Brasil?

Aqui os protestos chegam via TV e dá para entender que o descontentamento tem a ver com a falta de perspectivas de vida, sistema politico, corrupção, etc.

Mas todas estas razões também se aplicam a paises como Portugal ou Espanha...

100 mil é muita gente para o Brasil? Para Portugal sim, seria muito...


Um abraço para voces e que tudo corra pelo melhor...
 

MeDiCS

Donator
Donator
Joined
Sep 22, 2008
Messages
602
Reaction score
2
Points
0
Agradecemos o apoio :D

100 mil não é muito em comparação com a população, mas é uma quantidade inacreditável. Nós não estamos acostumados com protestos em larga escala. Mas 100 mil foi só no Rio de Janeiro. No Brasil todo, é coisa de um quarto à um terço de milhão.

Até o fim da semana, existem vários protestos marcados, e muitos outros estão acontecendo agora mesmo. É possível que, quinta, haja ainda um número maior de pessoas na rua, com várias manifestações acontecendo ao mesmo tempo.

A corrupção aqui é feia e descarada. Quase toda semana aparece um podre novo na política brasileira, e isso acontece à anos. Um senador federal, mesmo honesto, já é praticamente milionário depois dos 4 anos de serviço, e sai com várias regalias.

Em contraste, faltam médicos qualificados em vários hospitais públicos pelo Brasil. Um professor de primário têm que trabalhar em dois, três lugares para se sustentar. Até professor universitário, que é o que ganha mais, sofre. Eu sei disso em primeira mão porque meus pais são professores (um, inclusive, doutor), e nós já passamos por maus bocados.

Educação é uma porcaria. Analfabetismo no Brasil vai de 3% à 22%, dependendo do estado. Em geral, no Brasil, 1 em cada 10 adultos é analfabeto, e ainda mais são analfabetos funcionais: sabem ler as letras, mas não conseguem entender um texto. Já pensou, o país gasta R$1.2B em um único estádio enquanto tanta gente não sabe o que é um livro?

Infraestrutura é um lixo. Toda a logística de transporte de carga tá virado de ponta à cabeça. Quase toda a produção industrial é transportada por caminhões. São frotas, frotas, e mais frotas de caminhões andando pelo 5º maior país do mundo. As estradas ficam destruídas e manutenção só acontece de vez em quando, e mais para tapar buraco do que reforçar e duplicar a rodovia.

Dá para ficar reclamando horas a fio: taxas, serviços públicos, violência, burocracia, inflação, leis que só atrapalham, sindicatos ladrões, ...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
As faíscas foram a Copa do Mundo, a percepção crescente de que as tarifas de ônibus municipais são um assalto e a repressão brutal da polícia.

Tá acontecendo MUITO superfaturamento nas obras da Copa (nossos políticos são profissionais nisso) e tem acontecido todo tipo de sacanagem (de remoção de famílias pobres de áreas turísticas à demolição de patrimônio histórico tombado do Maracanã).

O salário mínimo daqui é R$ 678,00, a tarifa de ônibus nas grandes cidades está em torno de R$ 3,00. Isso é MUITO caro. Tem gente que pula refeição pra poder voltar pra casa.

Aí aconteceram protestos semana passada e a polícia reprimiu violentamente, batendo ANTES que alguém cometesse qualquer excesso. Jogou querosene em tudo.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
As coisas estão ficando sérias. Aqui na minha cidade, em Brusque, já estamos organizando um protesto. Eu vou participar, claro.
Além dos motivos já citados, existe outro motivo. Exitste um projeto no senado, o PEC 37 (Projeto de Emenda Consitucional), onde o Ministério Público não poderia realizar investigações sobre os parlamentares. Isso só aumentaria a corrupção.
Não temos nem pronto socorro em minha cidade, pois o hospital público estava falindo (não apenas por conta do governo, mas corrupção dentro do próprio hospital).
As escolas são péssimas, os professores despreparados, mas na TV o governo coloca uma sala de aula cheia de criancinhas felizes. :dry:
Além disso, a mídia apenas mostra o vandalismo, como se os protestos fossem degradantes. Claro, apenas tragédias trazem audiência, pelo menos por aqui.
Precisamos de uma mudança!
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Compreendo as razões e simpatizo.

No meu país a corrupção também é generalizada e descarada. Há ministros que aprovam obras, depois saem do governo para serem diretores das empresas que ganharam os concursos dessas mesmas obras....

Por aqui só há 4 canais de televisão aberta. O governo não deixa existirem mais para não prejudicar o mercado. Etc etc para outros negócios em monopólio....

Por cá o salário mínimo é de 485€ (1410.86773 BRL) e o passe mensal para comboios (trens), autocarros (onibus) e metro varia entre os 40€ e os 80€, dependendo do percurso :thumbsdown:
Mas a qualidade dos transportes é muito boa, ao menos isso.


Agora que temos cá o FMI, tudo está pior. As estações de correio tem fechado por todo o país, os serviços de saúde também, e agora uns milhares de professores vão ser despedidos (para o governo é simples, os que ficam dão mais horas e as turmas passam a ter mais alunos).

Só que o povo português é envelhecido, acomodado e medroso. Mesmo assim no ano passado fizemos uma manifestação por todo o país em que esteve um milhão de pessoas na rua (10% da população do pais).
É muito... Mas depois tudo voltou para casa e o certo é que o governo acabou por castigar o povo com mais impostos e cortes. E agora há o "medo".


Bom, mais uma vez toda a força e sorte para vocês.
Os meus votos mais sinceros de que consigam alguma mudança e não fiquem ainda piores.
Há sempre o perigo de passarem para um regime mais autoritário ou musculado...
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Voltei para o Orbiter! Depois de um longo tempo, começei a usar o Orbiter novamente...
É impressão minha ou o Fórum está bem menor do que na última vez que eu entrei aqui? Por exemplo, este post foi considerado um Necropost (claro, já faz muito mais do que 30 dias desde que alguém postou algo aqui).
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Bem-vindo! É mesmo assim, o entusiasmo volta mais tarde ou mais cedo.

Sim, o forum está mais calmo.
Talvez porque a atual versão do Orbiter é de 2010 e a novidade já passou. Se a próxima versão tiver terreno e colisões (muito provável) a atividade irá aumentar :thumbup:
Pelo menos deve ter um novo formato de bases + tiles, portanto haverá que refazer alguns dos add-ons.

Outro avanço interessante é a possibilidade das naves baseadas em SC3 funcionarem nas próximas versões do SpaceWay (http://spaceway.1gb.ru/) . Parece-me bem porque a interface/comandos são semelhantes aos do Orbiter, mas o ambiente é mais sci-fi.
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Finalmente de férias...e cá estamos!

Dei uma mexida no código do VS40, tirei um pouco de entulho e melhorei a estrutura pra melhorar o desempenho do addon (como é bom saber um pouco mais do que há um ano :p)

Também retirei os letreiros de telemetria (temporariamente... adiante pretendo fazer algo mais refinado que a versão anterior) e adicionei um arquivo de configuração pro Orbiter Sound 4.

A teclas de comando continuam sendo J pra separar o primeiro estágio e P para separar a carga (no caso, o SARA).

O SARA também recebeu uma mexida no paraquedas, ainda não está como eu quero, mas me parece bem mais realista. Para abrir os paraquedas basta clicar G, mas só o último tá modelado pra ter efeito de arrasto por enquanto. P para ativar/desativar o piloto automático.

Os links pras versões de hoje são esses:

VS40
https://www.dropbox.com/s/omn392xxgt9pcdp/VS40 v131218b.zip

SARA
https://www.dropbox.com/s/4b18zs9hofa9znm/SARA v131218b.zip


COISAS A FAZER:

VS40

- Acho a subida do VS40 pouco realista. A aceleração é brutal e o foguete sofre níveis gigantescos de pressão dinâmica (mais de 1 atm). Provavelmente teria que aplicar uma curva de eficiência do propulsor em função de altitude ou densidade do ar, ou melhorar a configuração aerodinâmica, vou dar uma pesquisada.

- Painel de telemetria mais bem feita

- Piloto automático

- Versão com plataforma de lançamento (o verdadeiro VS40)

SARA

- Melhorar aerodinâmica

- Completar a modelagem do arrasto dos paraquedas

- Piloto automático decente em vez desse pseudo piloto automático que consiste em ativar o botão prograde :lol:



Alguma sugestão ou crítica?
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Vou experimentar. :thumbup:

Mas mesmo sem ter visto a sua versão, penso que o VS40 sofre mesmo essa aceleração no lançamento, mas atenção ao efeito de rolamento ("roll") que é induzido pelas superficies de controlo aerodinamico (na base do foguete).
Penso que este efeito reduz a velocidade total.
E como o foguete não é lançado na vertical a velocidade também é menor.

A combinação destes 2 fatores resolveu o problema do lançamento no meu VS40. Tenho isso programado em LUA, é só copiar :thumbup:
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Tens algum link de algum material que eu possa ler a respeito desse efeito de rolamento?

Posso pegar o teu código em LUA para dar uma olhada, mas quero saber melhor o que tá se passando fisicamente antes de mexer em algo aqui :lol:
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Testei o VS40 e o SARA e pareceu-me bem. Tudo está mais suave.
Bom trabalho!

Guiei manualmente o VS40 utilizando um angulo de lançamento mais baixo (~80º a ~70º) a aceleração excessiva não se verifica.

Portanto penso que bastará implementar o "roll" como já falamos e também o angulo vertical de lançamento. Eu fiz isso em LUA.

O ideal seria existir uma caixa de dialogo para o utilizador (usuário ;-) ) definir os valores de azimute e angulo de elevação inicial. Durante o voo o VS40 não tem RCS ou qualquer forma de guiagem.
 

GTKinzel

New member
Joined
Jan 19, 2014
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
Uma Ajudinha Por Favor?!

Oi :hello:, eu gostaria de criar uma espaçonave para o orbiter, mas não faço a mínima ideia de como cria-la :facepalm:
Como vocês já tem uma grande experiência com isso será que poderia me dizer o que fazer ou indicar tutoriais?
Eu já criei uma mesh com texturas mas não sei como adicionar os att-fires, docking port, animações apertando uma certa tecla, etc...
Será que poderia me ajudar? Obrigado.
 

Fidelis

New member
Joined
Jul 1, 2014
Messages
8
Reaction score
0
Points
0
Cenário completíssimo do Armageddom

Mais alguém curte fazer a corrida de papa-léguas do armageddom?

(Cenário incompleto ainda, mas em 2015 ainda lançarei se o autor do x-71 der a permissão):thumbup:
 

Attachments

  • ROADRUNNER.JPG
    ROADRUNNER.JPG
    72.6 KB · Views: 12
  • RR2.JPG
    RR2.JPG
    35.8 KB · Views: 8
Top