[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Sobre a estação espacial do "programa luso-brasileiro", acho que seria uma ideia interessante seguir uma linha de desenvolvimento das estações russas (Skylab-Mir-Mir2/ISS): começamos com algo mais simples e depois se evolui para algo cada vez mais detalhado e de construção modular.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu pensei nisso também e concordo. Na verdade, tenho até uns projetos para uma estação. Tenho muuuitos projetos já, aqui estão os projetos "tripulados":
-Cygnus e a família dele...
-Cápsula Andromeda
-Cápsula Perseus (também serve pra carga)
-Estação Espacial
-Cápsula suborbital Genesis
-Cápsula suborbital Taurus
-Foguete Ganimedes
Muuuitos projetos! Os próximos serão mais fáceis. Estou demorando na Cygnus porque estou sem muita força de vontade...
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Eu tenho dado prioridade ao desenvolvimento das bases de que falei anteriormente. O aeroporto de Beja (Portugal) e da Ilha do Sal (Cabo Verde) já estão bastante desenvolvidos e com tiles.

Agora estou a trabalhar no Aeroporto Internacional de Angola. Trata-se de um aeroporto em construção sobre o qual à pouca informação, mas será uma estrutura bastante grande.

Em seguida estou com vontade de fazer o aeroporto de Macau.
Este território mantém a nossa língua, apesar de ser parte da china. Vejam estas imagens:
09_02_1.jpg

1409122008.jpg


Penso que não devemos falar de um programa luso-brasileiro (apenas 2 países), mas sim de língua portuguesa.


Filipi, grandes projetos :thumbup: ! Para o que tenho em mente, para já o mais interessante seria o Cygnus, para poder visitar as bases.

Também seria lógico colocar 3 satélites em orbita geo-estacionária, para assegurar as comunicações do Cygnus e das futuras estações espaciais.
A meu ver, estas estações deveriam ser orientadas para o turismo espacial, com bastantes janelas e possibilidades de EVA.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Então devemos chamar de Programa Espacial Lusófono?
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
O nome que for mais abrangente :thumbup:.

Lusófono parece-me bem.
[ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lusofonia"]Lusofonia – Wikipédia, a enciclopédia livre[/ame]
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Veja na seção do Cygnus o logotipo da Agência Espacial Lusófona...
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Já vi e gosto da ideia! Vão é ter que entrar mais países. Mesmo que não se faça nenhuma base nos respetivos territórios, julgo que não devemos deixar ninguém de fora.

Assim sendo, teremos:

Angola
Brasil
Cabo Verde
Guiné-Bissau
Macau
Moçambique
Portugal
São Tomé e Príncipe
Timor-Leste

Também será interessante utilizar nomes típicos de todos os países para a tripulação (UMMUs).
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu coloquei os países com melhor localização e com maior participação internacional... Com muitas bandeiras o círculo vai ficar muito "cheio"...

---------- Post added at 07:06 PM ---------- Previous post was at 06:54 PM ----------

E quase esquecendo: fazer UMmus é fácil, posso fazer pinturas e colocá-las em categorias novas em questão de minutos...

---------- Post added at 07:08 PM ---------- Previous post was at 07:06 PM ----------

Vou tentar colocar mais países, não garanto nada...

---------- Post added at 08:04 PM ---------- Previous post was at 07:08 PM ----------

picture.php

Aqui está o resultado final. Faltou apenas Moçambique, todos os outros países estão aí...
 
Last edited:

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Realmente, lusófono é mais propriado que luso-brasileiro. Equívoco meu.

Felipi, fora o Cygnus, vc já tem alguma ideia de como serão os outros add-ons? (a cápsula, foguete, etc.) Estive matutando em alguns conceitos e quero ver se as ideias fecham.

Eu até poderia vir com alguns rascunhos, mas tenho que aprender a modelar direito antes...
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Gosto. No futuro talvez se possa tirar uma das bandeiras. A Guine não tem grandes aeroportos e, infelizmente, é um pais com muitos problemas. Moçambique está muito mais pujante.

De qualquer modo, em termos internacionais, os países mais fortes seriam sempre o Brasil, a China (com Macau), Angola e Portugal (apenas por estar na Europa, porque na pratica estamos na banca rota...).

Outra hipótese de organização do logótipo seria retirar a terra do centro e colocar as bandeiras sem rotação, dentro do circulo com a designação, alinhadas mais ou menos assim (cada X pode ser uma bandeira):

---XX---
-XXXXX-
-XXXXX-
---XX---

A ideia é que as bandeiras não fiquem pequenas demais.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu tenho uma idéia bem completa das próximas espaçonaves. Posso criar uns diagramas nas próximas horas e então eu vou mostrá-los...

---------- Post added at 04:15 PM ---------- Previous post was at 11:45 AM ----------

Uma explicação pelo logotipo:
1-Eu não gostaria de remover o planeta Terra porque ele representa a união dos países, mesmo estando no outro lado do planeta... Também a imagem é bem legal :p
2-Moçambique, o único país que não foi colocado, teria muita pouca participação no projeto, tanto por motivos políticos quanto por motivos econômicos...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Então, minhas sugestões são as seguintes:

Lançador:
- Usar os boosters do Cygnus como primeiro estágio (ou como auxiliares, não sei as especificações deles). Além de poupar trabalho, entra na tendência atual de reutilizar materiais que deram certo.
- Usar propulsores "de verdade" (ou baseados num). Acho que aumenta o realismo por se levar em conta peso e performance já testados na vida real. Exemplo é o RD-180 do Atlas V, derivado de tecnologia russa.
- Começar com um foguete "básico" e ir ampliando a família. Se necessário, fazer outra família pra cargas menores (sei que a lógica seria o inverso, mas a cápsula precisaria de um foguete médio pra grande, e creio que ela tenha mais prioridade que cargas pequenas).
- Se possível, fazer um veículo no estilo do Ariane do Orbiter francófono (no sentido de que o MFD Universal Autopilots continua funcionando depois que o primeiro estágio cai fora, ao contrário do Soyuz do Thornton, por exemplo, onde vc precisa fazer um programa para cada estágio).

Cápsula:
- Uma cápsula básica estilo Apollo CM, com propulsores de rotação e uma porta de acoplagem. Uma versão para a LEO e uma para a Lua com escudo de calor mais resistente e pesado. Pára-quedas e propulsores para um eventual pouso terrestre (mas tb adaptada ao splashdown). Suporte a UMMU e EVA. Um slot de UCGO para carga. Combustível e oxigênio limitados apenas para a reentrada.
- Módulos de serviço que variam de acordo com o tipo e a duração da missão: pouco delta-v para LEO, mais para missões lunares ou de asteróides. Tanque de O2 maior ou menor, de acordo com o tempo previsto no espaço.
- Exemplos: Módulo 1 (baixo delta-v, baixo O2 - para transporte rápido como a Soyuz atualmente faz); Módulo 2 (baixo delta-v, alto O2 - para missões científicas ou técnicas de maior duração na LEO); Módulo 3 (alto delta-v, alto O2 - para missões BEO). O tamanho e, claro, peso do módulo seria variável de acordo com o tipo, mas ambos teriam montagens padrão no foguete e na cápsula.
- O propulsor poderia variar para cada tipo de módulo e também ser baseado em propulsores reais.
- Um slot de UCGO para lixo (mesmo esquema da ISS UCGO) que seria produzido pelos UMMUs durante a viagem e queimado com o módulo na reentrada (se possível, cortar a possibilidade de soltar o lixo).
- A parte elétrica poderia ser abastecida por célula de combustível ou energia solar. Pessoalmente, acho célula de combustível mais prática pro Orbiter. Usar algum tipo de radiador.

Cápsula de carga:
- Como diferencial, poderia ser reutilizável, embora já exista a Dragon.
- Versão para a LEO e versão para órbita lunar.
- Usar UCGO como carga.

Não foi citado pousador lunar, mas acho que, depois do resto pronto, ele não poderia faltar:
- Pensei em três versões, mas não pensei qual delas seria mais viável:
1) Reutilizável com dois propulsores (um pro estágio de descida e outro para a subida). Necessitaria de um foguete com um novo estágio de descida para encaixe nas viagens seguintes (já a acoplagem com a cápsula seria feita no outro lado da nave).
2) Reutilizável com um propulsor, no estilo que o N_Molson está desenvolvendo, também com dois estágios, também necessitando da carga especial em cada missão subseqüente.
3) Reutilizável com um propulsor e um estágio. Seria o modelo mais pesado, mas o mais econômico no longo prazo (e o menos complexo, aí varia do gosto de cada um). Ficaria na órbita lunar depois de lançado.
4) Descartável estilo Apollo.
- Nas ideias 1, 2 e 3 o pousador seria reabastecido pela cápsula de carga.
- Suporte a UMMU e UCGO, claro.
- Versão para asteróide (bem menor que a lunar).
- Cockpit virtual que possibilite pouso manual sem usar MFDs.

Acho que é "só" :p
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
:p Bem parecido com o que eu planejo. Suporte a UMmu e a UCGO só pode ser feito com módulos (arquivos .dll), e eu não sou um "coder"... Já o Cygnus, ele vai decolar em cima de um "Carrier" que funciona usando energia solar e turbinas, além dos boosters auxiliares para a decolagem final. Mas vou tentar fazer tudo semelhante com esse (grande!) texto.... Obrigado!
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
...Uma explicação pelo logotipo:....

Concordo. Eu gosto do seu logótipo, e não me parece que a questão das bandeiras seja importante. O importante é o espírito da partilha de conhecimento e troca de experiências. No fundo é o que temos vindo a fazer aqui no fórum! :tiphat:

---------- Post added at 11:53 ---------- Previous post was at 11:43 ----------

...
- Versão para asteróide (bem menor que a lunar).
- Cockpit virtual que possibilite pouso manual sem usar MFDs.

Acho que é "só" :p

Uma hipótese interessante, e que ainda não existe para o Orbiter, seria um modulo de aterragem (pousador em PT-BR :lol:) de cockpit aberto !

Basicamente, o piloto estaria sentado em cima dos propulsores.
Faz sentido se existir qualquer tipo de abrigo já disponível na superfície lunar.
No caso dos asteroides, em que a gravidade é baixa esta solução também seria interessante.
A visibilidade para fora seria total! Um exemplo: http://www.astronautix.com/craft/lmlghter.htm
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Excelente ideia! Economizaria uma quantidade substancial de combustível.

Poderiam ser desenvolvidos dois tipos de pousadores. Um maior, pra exploração, carga e passageiros, outro somente para passageiros (o aberto).

Quanto aos códigos, pode-se ir evoluindo os projetos até que se consiga alguém com boa vontade (ou até que alguém aprenda a programar uma nave em .dll).
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu também adorei as idéias 4th Rock!! Esse "pousador" iria ser uma espécie de módulo de descida particular? Iria ser bom para transportar apenas um membro da tripulação de uma estação lunar para uma base lunar, sem necessitar de uma nave maior...
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
:hello: Olá mais uma vez!!! Já faz um tempo que não entro, então, já que estou meio perdido nos assuntos! quais as companhias aéreas selecionadas?
Estou esperando a resposta para começar a fazer as skins!:thumbup:
E Felipi1205, não lembro se já perguntei mas vai de novo! Qual site você me aconselha para baixar o 3ds max? Já baixei um via torrent mas não consegui instalar.
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Oi, me desculpe, eu postei um link minutos atrás mas ele foi removido. Parece que eu não posso postar sites Peer-to-Peer, ou coisas do tipo...
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Gabriel, as companhias podem ser:

TAP (Portugal)
TAAG (Angola)
TACV (Cabo Verde)
AIR China (Macau)
Timor Air (Timor)
TAM (Brasil)

Estas companhias fazem voos entre os nossos países e algumas pinturas são muito interessantes.


Também podemos considerar as seguintes entidades (missões humanitárias):

FAB (Força Aérea Brasileira)
FAP (Força Aérea Portuguesa)
Proteção Civil (Portugal)
Proteção Civil (Cabo Verde)
Defesa Civil (Brasil)


Agora tudo depende do material que existir :thumbup:! As pinturas para o Flight Sim podem ser uma boa fonte de material.

Como já foi falado anteriormente, é impossível abranger todos os países, pelo menos numa primeira fase.
Quanto às naves, era interessante haver alguma variedade entre o DG, XR2, ou outras :)!


Aproveito para partilhar algumas imagens das bases :)!

Ilha do Sal (Cabo Verde)



Beja (Portugal)


Macau (China)


São Tomé (São Tomé e Príncipe)
 
Last edited:

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
:thumbup:Ok, vou começar a fazer as texturas.
Mas tem uma coisa que eu não entendi, essas bases e espaçonaves irão ser para um suposto "orbiter multiplayer" ou um addon?
A e também, como faz para vez as skins das espaçonaves XR2 e XR5?
(Explicando melhor, no DGIV, tem um local específico para trocar as skins, e no XR2 e 5? Como faz isso?)
 
Top