[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
Olá mais uma vez.
Hoje estou aqui para aprender como criar uma base, terrestre ou lunar (a lunar tem algumas que eu pretendo fazer pressurizada para os "ummus", onde e como posso fazer isso?).
Também estive pensando em fazer um programa para o orbiter, o Orbiter Multiplayer. Ele já existe, mas não é bem como se espera, tem que fazer mais coisas para poder entrar ou criar um server do que jogar.
Quem estiver interessado, posso falar de algumas idéias que eu tive para este programa.
É só isso hoje. A e também baixei um programa chamado Orbiter Base Maker Beta, que eu não consegui instalar alguém ai sabe como usá-lo e instalá-lo?
Desde já Obrigado mais uma vez!

(Também vi o projeto ali em cima! Ta ficando muito legal!)

Lembrei de uma coisa agora, tem como fazer com que o modelo detecte colisões? quer dizer tipo, se caiu ele quebra em vários pedaços, fazer a parte interna de um módulo de 2 andares e colocar um elevador que o "ummu" entra, o que eu quero dizer é: tem como ele ir para o 2º piso sem cair de lá? não atravessar o chão pra ser mais exato.
Acho que é só isso por enquanto.
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Tenho usado o Orbiter Base Maker e a lógica de funcionamento é a seguinte:

» criar uma nova base, dar um titulo e escolher a localização no mapa
» adicionar tiles (so download até nivel 4, limitado a imagens livres Landsat)
» adicionar objetos como runways, blocks, hangar
» exportar para a pasta de trabalho do programa
» exportar para o Orbiter

Utilizei este programa para localizar a pista da base Alcântara (aerodromo militar) e facilita bastante.

Para instalar é só fazer o download, correr o programa e indicar as pastas.


Quanto às bases com suporte para UMMU, a melhor que conheço é a Moonbase Alpha (do Espaço 1999). Foram implementados muitos truques de código para permitir o transporte entre locais da base e a utilização de elevadores para descer as naves para hangares!

Quanto a colisões, são um lacuna do Orbiter. Não existem colisões e a superficie está sempre à cota zero. A não ser que seja programado e adaptado um .dll especifico, tipo mesh land ou Orulex....



_______________


Já agora, tenho aproveitado a pista de Alcântara para uns voos suborbitais entre o Brasil, Cabo Verde e Portugal. Penso que com algumas bases simples mas fieis à realidade e umas skins poderíamos fazer um addon de turismo espacial em língua portuguesa.

A ideia seria:
» utilizar aeroportos existentes, fazendo uma base para cada um, com pelo menos um PAD e uma pista. As bases devem representar a situação real dos aeroportos em termos de configuração, orientação e comprimento das pistas.
» criar repaints para veículos existentes (DG, XR2, etc). Sugiro companhias de aviação da cada pais (turismo), forças aéreas (missões de socorro) ou instituições cientificas (missões de estudo). (já agora Gabriel, gosto muito desse DGIV Brasileiro)

Para já é apenas uma ideia. Eu tenho praticamente pronta a base de Alcantara, e estou a desenvolver a base de Cabo Verde e a de Beja (Portugal). Se alguém quiser participar, é só dizer qualquer coisa para evitar duplicação de esforços. Só para terem uma ideia dos paises possiveis http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_dos_Pa%C3%ADses_de_L%C3%ADngua_Portuguesa
 
Last edited:

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
Se você quiser, Posso criar as skins para as espaçonaves, só me dizer as companhias aéreas do brasil, portugal, estados unidos, entre outros países.
O que me diz?
Quanto ao programa Orbiter Base Maker, o que eu baixei estava no orbit hangar só para saber a origem dele, quando eu instalo, não sei em que pasta instalar ou se tem que instalar na que ele cria quando instala, mas o que importa é que eu não consigo abri-lo.
Como corrijo isso?
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Legal! E só um aviso, meu computador voltou! Retomando o projeto de uma agência espacial virtual brasileira, começando (obviamente) pelo Cygnus e pela sua família. Mas antes tenho que reinstalar todos os programas que eu vou usar (Photoshop, 3ds Max e Corel Draw)...
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
Por falar em 3ds max, você baixa ele e crakeia ou compra a versão completa?
(Tentei instalar um aqui mas não deu muito certo!)

"Quanto a colisões, são um lacuna do Orbiter. Não existem colisões e a superficie está sempre à cota zero. A não ser que seja programado e adaptado um .dll especifico, tipo mesh land ou Orulex...."

Não Entendi muito bem tem como me explicar?
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu baixei, mas é muuuuuito dificil! Tem que baixar mesmo, o Photoshop é incrivelmente caro, por exemplo.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Se você quiser, Posso criar as skins para as espaçonaves, só me dizer as companhias aéreas do brasil, portugal, estados unidos, entre outros países.
O que me diz?
Quanto ao programa Orbiter Base Maker, o que eu baixei estava no orbit hangar só para saber a origem dele, quando eu instalo, não sei em que pasta instalar ou se tem que instalar na que ele cria quando instala, mas o que importa é que eu não consigo abri-lo.
Como corrijo isso?

OK, vou fazer uma lista de companhias :thumbup:! Penso que nos devemos limitar apenas a países / comunidades / organizações de língua portuguesa.

Eu instalei o OBM sem problemas (windows7 64bits). A pasta de instalação já vem pre-definida, é so dizer que sim.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
4th rock, ouvi dizer que você cria Heightmaps, por acaso seriam pro Orulex? Desejo fazer um mapa de Mercúrio pro projeto Iron Hill, mas não tenho idéia de como irei converter.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Sim, para o Orulex. O resultado final é uma imagem em que cada o valor de cada pixel corresponde à altitude. Para Mercúrio existem alguns dados parciais. Infelizmente a cobertura completa (pela sonda Messenger) ainda não está terminada.
O que tenho é isto:
mercuryq.jpg



Aproveito para partilhar algumas imagens das bases que comecei a desenvolver. O aeroporto de Beja em Portugal e o Aeroporto Amílcar Cabral em Cabo Verde. Tal como em Alcantara, as imagens de satélite de referencia vão ser detalhadas com texturas originais, mas para arranque do projeto estou contente com o resultado obtido. Também me atrevi a fazer um repaint muito básico do X2 com as cores da TACV.





Em principio vou disponibilizar estas bases num addon chamado "Espaço em Lingua Portuguesa" ou ELP. O VLS será um projeto separado, mas aproveitando a base de Alcantara. Filipi, o seu projeto também poderá utilizar estas bases. Aliás, a base de Beja era uma das pistas de emergência do Space Shuttle :)
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Bem, pela qualidade do mapa, vou tentar fazer o meu me baseando nele... Mas o que eu queria dizer é como converter o arquivo da imagem para o arquivo do orulex?
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
No Orulex existe um ficheiro de configuração para cada planeta.

Para além de uma função de superfície aleatória existe a possibilidade de definir uma imagem BMP como origem dos dados de altímetria.
Basta indicar o nome, a cobertura em termos de latitude e longitude, e um valor de escala. Este valor vai multiplicar o valor de cada pixel (0-255) para se obter a altitude em metros.
O Orulex calcula a superficie em tempo real, portanto não é preciso recorrer a nenhum formato específico.

Estou no pc de trabalho mas quando puder coloco aqui um desses ficheiros de configuração completo :)!

__________-

Aqui vai em exemplo de ficheiro de configuração ( \Config\Terrain\rhea.cfg ) que estou a utilizar no Orulex:


//Rhea config file
seed =235800 //Microtexture and microterrain noise seed
sbcrater =47.1599 //Surface base craters ridge height
microtexture=1 //Microtexturing
microtex_lev=2358 //Microtexture level
belowsphere =0 //Below sphere terrain
altlimit =20000 //Meters to cutoff
blendlimit =10000 //Meters from altlim to cutoff start
glhmaplevel =20 //Max global heightmap level
glhmapop =0 //Global heightmap operator
glhmapflag =0 //Global heightmap flag
speccol =0.3 0.3 0.3 //Surface reflection color
specpow =10 //Surface reflection power
ospeccol =0 0 0 //Water reflection color
ospecpow =0 //Water reflection power
function=1500 1 1 1 5 8000 perlin * 0.9 -- sealevel 600 1 1 1 9 5000 perlin * +
//O-operator, 0=add, 1=multiply, 2=replace, 3=add&truncate ocean; F-flag, 1=truncate <0; U=use flag, 1=use
//heightmap =--------------file name-----------------|lower lat|upper lat|west lon|east lon| scale |O|F|U
heightmap=rhea |-000000090|+000000090|+000000000|+000000360|00010000|0|0|1
//Flat spaces: flat=lower lat,upper lat,west lon,east lon
//SURFTILE's list
BEGIN_SURFTILELIST
END_SURFTILELIST

Neste caso ele carrega um rhea.bmp a partir da pasta heightmaps.

Espero que ajude!
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Nada certo, continuo com o mesmo terreno...
Aqui está o arquivo mercury.cfg:

//Mercury config file
seed =576 //Microtexture and microterrain noise seed
sbcrater =500 //Surface base craters ridge height
microtexture=1 //Microtexturing
microtex_lev=40000 //Microtexture level
belowsphere =0 //Below sphere terrain
altlimit =1000000 //Meters to cutoff
blendlimit =100000 //Meters from altlim to cutoff start
glhmaplevel =9 //Max global heightmap level
glhmapop =3 //Global heightmap operator
glhmapflag =0 //Global heightmap flag
speccol =0 0 0 //Surface reflection color
specpow =0 //Surface reflection power
ospeccol =0 0 0 //Water reflection color
ospecpow =0 //Water reflection power
function=7000 1 10 1 6 50000 perlin* 0.9-- sealevel
//O-operator, 0=add, 1=multiply, 2=replace, 3=add&truncate ocean; F-flag, 1=truncate <0; U=use flag, 1=use
//heightmap =--------------file name-----------------|lower lat|upper lat|west lon|east lon| scale |O|F|U
heightmap=mercury |-000000090|+000000090|+000000000|+000000360|0001000 0|0|0|1
//Flat spaces: flat=lower lat,upper lat,west lon,east lon
//SURFTILE's list
BEGIN_SURFTILELIST
END_SURFTILELIST

Algo errado? Usei o arquivo de imagem que você me enviou convertido para o formato .bmp, mas ainda tenho aqueles picos irreais do Orulex original...
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
4throck, pelo que vi logo acima, você faz superfícies de planetas para orulex, estrou criando um modelo baseado no jogo Mars Colony, da HiperKat games, pretendo fazer o landing site do jogo mas não sei como.
Você poderia me dar uma ajudinha?
E Felipi1205, qual site você me indica para baixar o 3ds max? (já baixei uns torrents mas não consegui instalar)
Obrigado!

(Se puder me ajudar, poste logo abaixo por favor e eu irei lhe dizer no que eu preciso de ajuda, tudo bem?)

E no Orbiter Base Marker, Tem como adicionar uma foto onde você adiciona os objetos? Para saber a localização deles. Se da, Como faz isso?
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Nada certo, continuo com o mesmo terreno...

...convertido para o formato .bmp, mas ainda tenho aqueles picos irreais do Orulex original...

Verifique o parâmetro FUNCTION e tente copiar o do meu exemplo :)
Essa função controla a "mistura" entre o terreno aleatório do Orulex e os dados reais provenientes do BMP. Se existir muito terreno aleatório, o nosso heigthmap não será visível.

---------- Post added at 11:12 ---------- Previous post was at 11:07 ----------

4throck, pelo que vi logo acima, você faz superfícies de planetas para orulex, estrou criando um modelo baseado no jogo Mars Colony, da HiperKat games, pretendo fazer o landing site do jogo mas não sei como.
Você poderia me dar uma ajudinha?



E no Orbiter Base Marker, Tem como adicionar uma foto onde você adiciona os objetos? Para saber a localização deles. Se da, Como faz isso?


Para o Orulex o que eu fiz foi converter um JPG com informação de altitudes num BMP e .cfg. Eu não modelei o terreno em si, é o Orulex que faz essa tarefa em tempo real.
Se o seu objetivo e´ modelar um terreno, penso que o 3d Studio terá funções para isso. Infelizmente não posso ajudar muito mais :(


Quanto ao OBMaker, é possível descarregar Tiles para uma determinada localização (limitado a Landsat até nivel 4 por razões de direitos). Na janela de posicionamento dos objetos esses tiles aparecem automaticamente em fundo.
O que é possível é abrir a cache de ficheiros descarregados pelo programa, identificar os tiles que queremos e depois substituir/editar as imagens de satélite por outras melhores.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
OK, funcionou!! Agora, nos próximos meses, vou ter que criar uma textura "fictícia" pro projeto Iron Hill...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Ótimo. Esse lance do SF retirado do OH aconteceu justamente quando eu resolvi reinstalar o Orbiter. Aí fui procurar os addons no OH e...

:facepalm:
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Horrível né? Tudo isso pq muitas pessoas (incluindo eu, por coincidencia) começaram a fazer texturas do Shuttle Fleet. Se tá na comunidade, tem q mudar mesmo. O DG-IV e o XR-2 são ótimos exemplos... Eu permito quem quiser de fazer pinturas pro futuro Cygnus...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Se os autores das texturas dão o crédito do autor do original, eu não vejo problema. A não ser que ele tenha explicitado qualquer modificação não autorizada (não lembro disso).

Até achei a v4.7 pra baixar, mas a 4.8 tinha umas mudanças boas demais.

Quanto ao Cygnus, já existe algum beta? (faz algum tempo que não leio o tópico de desenvolvimento e já tá com 11 páginas)
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu andei parado durante duas semanas porque meu computador quebrou. Hoje mesmo vou voltar ao painél 3d e vou finalizar o modelo externo. Sem betas por enquanto, mas vou postar o beta aqui antes das outras seções... :thumbup:
 
Top